Estádio de Pituaçu




O Estádio Metropolitano Governador Roberto Santos, ou Estádio de Pituaçu, é o equipamento esportivo onde é realizado o projeto de Peito Aberto – Esporte na Cidade. Administrado pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre),  o Estádio de Pituaçu sedia jogos dos campeonatos baiano e brasileiro, das categorias de base e profissional, além de competições internacionais, eventos religiosos e shows.

É considerado um dos estádios mais modernos do país, obedecendo aos padrões internacionais estabelecidos pela Federação Internacional de Futebol (Fifa). Essas características permitiram que Pituaçu sediasse a partida das eliminatórias da Copa do Mundo de 2010, recebendo a Seleção Brasileira que enfrentou, naquela oportunidade, a equipe chilena.  



Em 2013, a praça esportiva foi utilizada como campo oficial de treinamento para a Seleção Brasileira e para a Nigéria na Copa das Confederações. Em 2014, antes da Copa do Mundo de Futebol da Fifa, as seleções da Croácia e Austrália realizaram um jogo amistoso. Já durante o maior evento mundial de futebol, o local foi centro de treinamento para as seleções da Holanda e da Bósnia.

Avaliação 

Em 2016, pesquisa inédita realizada pelo Sistema Brasileiro de Classificação de Estádios (Sisbrace) qualificou o estádio de Pituaçu com quatro bolas, sendo atribuído pela pesquisa número máximo de até cinco bolas. A pesquisa foi encomendada pelo então Ministério do Esporte. Em sua primeira edição, o Sisbrace vistoriou 155 estádios.

Gramado 

O gramado de Pituaçu é outro ponto a ser destacado, tendo já sido eleito, pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), jogadores e imprensa esportiva como o melhor do país. Agora em 2020, o gramado do Estádio de Pituaçu voltou a ser elogiado pela comissão técnica, jogadores e imprensa esportiva. 

Pituaçu Solar

O Estádio de Pituaçu foi o primeiro da América Latina a utilizar o sistema de iluminação solar. A sua produção garante a cobertura total de energia do estádio e ainda atende, com a geração excedente, parte do consumo do prédio da Secretaria do Trabalho e Esporte, situano no Centro Administrativo da Bahia. 

Por essa inovadora experiência, o Instituto para o Desenvolvimento da Energia Alternativa na América Latina (Ideal) certificou o Governo do Estado com o “Selo Solar”, em reconhecimento ao esforço pelo uso de fontes de energia limpa.

O sistema fez parte do Programa de Eficiência Energética da Coelba e teve apoio técnico da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ) e da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. 

O projeto teve investimento de R$ 3,8 milhões aplicados pela Coelba e mais R$ 1,75 milhão pelo governo estadual, tendo sido todo ele executado pela Coelba. 

Na sua configuração, foram utilizados 2.302 módulos fotovoltaicos, 52 inversores, equipamento responsável por adequar a eletricidade gerada às características da rede elétrica, construídas três salas elétricas para os inversores e instalados sistema de medição e aquisição de dados elétricos e ambientais.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Durante isolamento social, Projeto Esporte na Cidade oferece aulas on-line aos alunos

Projetos baianos chegam à etapa final de premiação nacional

Futebol feminino ganha, pela primeira vez, projeto de iniciação esportiva em Salvador